Histórias para fazer de 2024 o ano da virada. Da fantasia a relatos reais, inspire-se com poderosas narrativas sobre descoberta

Neste ano bissexto que está por vir, são 366 dias para mudar a rota da vida, repensar planos de carreira, redescobrir a sua identidade. Nada melhor do que se inspirar em jornadas poderosas de descoberta feminina.

São histórias de mulheres que desafiaram as regras para se empoderar e viver a sua verdade. Elas provam não haver idade para novas descobertas, não existe limites na busca pelos sonhos e que o fim de um relacionamento é apenas o início de um novo ciclo.

Da fantasia aos relatos reais, confira as indicações abaixo para preencher com leituras inspiradoras os quadradinhos que restam no calendário de 2023 e começar a planejar as resoluções de ano novo para 2024.

Confira histórias para fazer de 2024 o ano da virada

1. Por trás dos meus cabelos, de Mirian Squeo

O livro passeia pelo belo e o feminino, enquanto viaja por diferentes lugares do mundo. É no Brasil que se assenta a jornada de descoberta da protagonista, cuja história baseia-se na vida pessoal da autora Miriam Squeo.

Narrado em primeira pessoa, esse romance sáfico percorre uma linha do tempo a partir da vida simples na pequena cidade italiana, atravessa as relações familiares, o sucesso profissional, perdas emocionais e a busca pela própria identidade.

Onde comprar: Amazon

2. Ela se tornou Sol, de Shelley Parker-Chan

A história ambientada na China de 1345 sob o domínio mongol, a história gira em torno de Zhu, a segunda filha da família Zhu. Enquanto seu irmão recebe um destino grandioso, ela é relegada ao “nada”.

Quando se tornam órfãos, Zhu assume a identidade do irmão e se refugia em um monastério, onde descobre sua capacidade de fazer qualquer coisa para evitar seu destino predestinado. Com o monastério destruído durante uma revolta, decide reivindicar a grandeza que outrora pertencera ao irmão, que desencadeia uma emocionante jornada de retomada do poder.

Onde comprar: Amazon

3. Mulherzinhas, de Louisa May Alcott

A icônica obra de Louisa May Alcott, desenrola-se no auge da Guerra Civil Americana, com o foco na jornada de autodescoberta das quatro filhas do senhor March.

Meg sonha com um casamento ideal, Beth se dedica ao lar, Amy busca riqueza e status, enquanto a audaciosa Jo almeja ser uma escritora. Nesta narrativa, as jovens protagonistas enfrentam desafios econômicos e sociais, enquanto exploram temas feministas, virtude, igualdade de gênero e realização pessoal.

Onde comprar: Amazon

4. Até minha terapeuta sente falta de você, de Elisa Marques

Como se redescobrir após o doloroso término de um relacionamento? Foi por meio de 72 poemas autobiográficos que a jornalista e poetisa, Elisa Marques, conseguiu superar o luto da separação e se autodescobrir.

São registros de um período caótico da própria vida, quando o amor não é mais tão saudável e passa a ser turbulento, causa dor, sofrimento e angústia. Neste livro, a autora usa palavras como válvulas de escape para um processo de cura emocional.

Onde comprar: Amazon

5. Nora sai do roteiro, de Annabel Monaghan

Vivenciar novas experiências, redescobrir necessidades e voltar a conectar-se com os próprios desejos. É assim que está a vida de Nora Hamilton, uma roteirista especializada em filmes românticos para televisão, após ter sido abandonada pelo marido, que a deixou com dois filhos.

Neste lançamento da best-seller Annabel Monaghan, a protagonista, além de carregar um fardo emocional, luta com questões financeiras e entra em uma jornada de autodescoberta após o divórcio.

Por ser uma verdadeira conhecedora da fórmula do amor, o colapso do próprio casamento serve de inspiração para que ela transforme a dor em lucro ao escrever o melhor roteiro da vida.

Onde comprar: Amazon

6. Cuide dos seus achados, esqueça os seus perdidos, de Aurê Aguiar

O que fazer quando relações, sentimentos, trabalhos e ações já não fazem mais sentido? Para Aurê Aguiar, o melhor a ser feito é deixar partir tudo aquilo que não cabe mais.

Neste livro, publicado pela Citadel Grupo Editorial, a autora mostra como a dor de um coração partido pode se transformar em aprendizados para uma vida mais leve e acolhedora consigo mesma.

Onde comprar: Amazon

7. Mulheres enraizadas, de Viviane Martinello

Nesta obra, a pastora e escritora Viviane Martinello mostra as leitoras que, para ser uma grande árvore, é preciso primeiro criar raízes fortes e sólidas. “Mulheres enraizadas” é um convite da autora não apenas para a descoberta da espiritualidade, mas também ao aprofundamento do relacionamento feminino com Deus.

Este é um livro para todas as mulheres que buscam uma jornada de crescimento espiritual, autoconhecimento e restauração.

Onde compra: Amazon

8. Coisas Que Aprendemos Com o Tempo, de Maria Tereza Gomes

A longevidade é o desejo de qualquer pessoa. A questão é como estamos nos preparando para viver esses anos extras.

Com um tom intimista, a autora expõe sua própria experiência de envelhecimento, discorrendo sobre os dilemas relacionados à idade, ao trabalho e à saúde depois dos 50.

Ao mesmo tempo, entrevista especialistas e mostra as últimas descobertas sobre o tema nos principais centros de pesquisa do mundo.

Onde comprar: Amazon

9. Cuide-se pra cuidar, de Laura Schwengber

Ser mãe é um dos acontecimentos mais enriquecedores da vida, mas também pode ser bastante desafiador. Em “Cuide-se pra cuidar”, Laura Schwengber compartilha sua experiência e conhecimentos para ajudar as mães a superarem os desafios da maternidade com equilíbrio, saúde, motivações verdadeiras e soluções possíveis.

O livro inspira a maternidade saudável, plena e consciente, através do autoconhecimento e autocuidado materno.

Onde comprar: Amazon

10. Coragem – E mais alguns cês da vida, de Carol Manciola

A vida exige coragem para agir apesar de sentir medo. Durante a jornada de desafios e descobertas, coragem é a atitude de assumir o protagonismo da própria vida, avaliar riscos e possibilidades e tomar decisões com autonomia e liberdade.

Uma obra que faz refletir, repensar e ressignificar alguns aspectos da caminhada. Uma verdadeira injeção de entusiasmo e força enfrentar obstáculos e se reerguer quantas vezes forem necessárias.

Onde comprar: Amazon

11. A ponte, memórias de lírios d’água, de Margareth Diniz

Aos 30 anos, Ela tem uma história semelhante a muitas brasileiras: é mãe solteira e, para cuidar sozinha de dois filhos, precisa trabalhar em empregos informais que a levam à beira da exaustão. Mas, quando forma laços de amizade e conhece as mulheres da própria região, descobre como a força feminina pode erguer a vida de todas.

 A partir disso, ela passa por um processo de transformação pessoal, como também auxilia outras mulheres a fazerem o mesmo.

Onde comprar: Amazon

12. Os Amores de Clara, de Simone O. Marques

Neste livro, a principal transformação da protagonista acontece por meio da educação. Imigrante portuguesa no Brasil do século 20, Clara vive em uma realidade que não a permite estudar. Teimosa, ela sobe todos os dias no telhado da escola exclusiva para meninos e aprende a ler e escrever.

Com isso, desafia a vida imposta para ela ao deixar a ideia de construir uma família em segundo plano para se tornar professora.

Onde comprar: Amazon