Abacate verde em um prato branco

Abacate é uma das frutas mais versáteis na cozinha, podendo acompanhar pratos doces ou salgados. E, também, é um aliado poderoso para manter a saúde do corpo

Uma fruta que já foi muito questionada por causa da quantidade de gordura, mas aos poucos vem ganhando espaço nas dietas e também nas receitas de família. O abacate vai bem em saladas e pratos frios, como sorvete, por exemplo, e até maionese.

Além de ser um aliado no emagrecimento, o fruto ajuda no colesterol bom (HDL), é anti-inflamatório e faz bem para o coração.

“O abacate ou avocado contém glutationa, que reduz o efeito do cortisol, hormônio característico do estresse, pode também ser um bom aliado no processo da redução de peso, na desintoxicação do organismo e age como agente anticancerígeno. Outra vantagem no seu consumo está na concentração de fibras que ajudam a regular o intestino, diminuir o apetite e emagrecer”, destaca a healthy chef Dani Faria Lima.

Leia mais >>> 9 opções para cortar o açúcar refinado

Os cinco motivos para comer abacate

1) Faz bem para o coração

O abacate auxilia no controle e prevenção de doenças cardíacas. Controla o colesterol ruim (LDL) e aumenta o colesterol bom (HDL), reduz o nível de triglicerídeos. Além disso, a vitamina E, as gorduras e a glutationa no abacate também são grandes aliadas do coração.

2) Faz bem para os olhos

Protege contra a degeneração macular e a catarata, duas doenças oculares relacionadas à idade. Também é rica em vitamina A.

3) Faz bem para a memória

O abacate é melhorar a capacidade de memória. Rica em ômega 3 ajuda no funcionamento do cérebro por estimular a circulação sanguínea e aumentar a capacidade de concentração.

4) Faz bem para o cabelo

Rico em gorduras e vitaminas, o fruto aumenta a hidratação dos fios capilares. Para quem tem cabelo seco, vale a pena usar para deixar as madeixas mais brilhantes e macios.

5) Ajuda no emagrecimento

O abacate é tem muita fibra, um dos nutrientes que mais contribui para a perda de peso, reduzindo os picos de açúcar no corpo. Ainda, aumenta a saciedade, é baixo em carboidratos e rico em gorduras saudáveis.

Leia também >>> Como chás e infusões contribuem para a saúde

Experiências na cozinha com abacate

Quem gosta de se aventurar na cozinha com receitas funcionais, a chef Dani dá dicas de duas receitas fáceis de fazer em casa.

Maionese de abacate

Ingredientes
1 avocado ou ½ abacate maduro
100g de amêndoas cruas sem cascas deixadas de molho por 6 horas ou fervidas por 45 minutos
1 dente de alho pequeno ralado
4 colheres de azeite de oliva extra virgem
2 colheres de sopa de Mostarda Dijon
Cheiro verde a gosto
Sal rosa a gosto
Água filtrada para dar o ponto desejado

Modo de Preparo
Processe todos os ingredientes até ficar um creme homogêneo e sem pedaços. Coloque água aos poucos se for necessário. Armazene em geladeira até a hora de servir.

Sorbet de frutas

Ingredientes

½ xícara de chá de castanhas de caju deixadas de molho por 12 horas
¼ de abacate ou ½ avocado
¼ de xícara de chá de óleo de coco
½ xícara de chá de leite de coco
4 colheres de sopa do adoçante da sua preferência (calda de tâmaras, néctar de coco, açúcar de coco, xilitol, mel)
½ xícara de chá de água filtrada

Frutas a sua escolha:

1 manga palmer
1 maracujá ou ½ xícara de chá da polpa retirada da fruta

Modo de Preparo

– Bater no liquidificador o maracujá com a água e coar para retirar o máximo das sementinhas.

– Enxague o liquidificador e bata as castanhas de caju com o leite de coco até ficar um creme bem liso. Depois devolva o suco concentrado de maracujá no liquidificador com os demais ingredientes e bata até ficar um creme bem lindo.

– Coloque em um pote de preferência mais largo do que alto para congelar por igual, isso vai evitar que demore o congelamento no centro. Deixe no congelador por no mínimo 4 horas antes de servir. Inclusive quando for servir, retire do congelador uns 10 minutos antes para que consiga formar as bolas de sorvete.

– Outra dica para o mesmo creme é que ele fica simplesmente divino em formato de mousse. Para isso, ao invés de congelar, basta colocar em tacinhas na geladeira.