xicara branca com chá de hibisco e folhas secas ao redor

O hibisco tem inúmeraos benefícios para a saúde, mas tem algumas contraindicações. Seja pelo seu sabor único ou pelo potencial, promove uma jornada saudável para aqueles que optam por incluí-lo na rotina

O chá de hibisco, conhecido pela cor e sabor único, tem conquistado não apenas os amantes de chás, mas também aqueles que buscam melhorar sua saúde de maneira natural.

Recentemente, uma pesquisa aprofundada revelou uma série de benefícios associados a essa infusão, tornando-a uma escolha saudável para incorporar à rotina diária.

Quem quer conhecer mais sobre chás e infusões, a Associação Brasileira de Chá (ABChá) há mais de 10 anos trabalha para reunir pessoas de diferentes áreas do conhecimento para cooperar, trocar e engrandecer a cultura do chá no Brasil. Para quem tem curiosidade, quer saber mais ou quer participar é só acessar o site no link.

Dica do especialista

No canal de Youtube Meu Treino Completo, do nutricionista Rodrigo Zanetti, detalha os benefícios e também dá dicas de como fazer a infusão.

Zanetti ainda destaca no vídeo que o chá de hibisco é preparado com o cálice do botão seco da flor chamada Hibiscus sabdariffa, que não é aquela espécie de hibisco normalmente encontrada nos jardins. Aquela não serve para fazer chá.

Então, na hora de comprar ou de colher você precisa tomar cuidado e se certificar o que está levando para casa ou para a xícara.

Leia também >>> 9 opções para cortar o açúcar refinado

10 benefícios do chá de hibisco

1)  Ajuda no emagrecimento, porque atua na queima de gordura e é diurético.

2) Dá aquela mãozinha para o intestino funcionar direito. Tem ação laxativa.

3) Desintoxica e combate as doenças no fígado.

4) Tem ação analgésica. Então, é excelente para aliviar as cólicas menstruais.

5) Fortalece o sistema imune.

6) Ajuda a combater gripes e resfriados.

7) Regula o nível de colesterol. Segundo o nutricionista, o hibisco aumenta o colesterol bom (HDL) e também ajuda a diminuir os níveis de (LDL).

8) Regula a pressão arterial.

9) Retarda o envelhecimento da pele. A bebida neutraliza os radicais livres.

10) Previne diabetes e a síndrome metabólica.

Você pode gostar >>> Como chás e infusões contribuem para a saúde

Contraindicações

Segundo o nutricionista, o chá da planta não é indicado para

  • Pessoas com pressão baixa.
  • Durante a gravidez, quem está tentando engravidar ou na amamentação.
  • Períodos da TPM.

>>> Veja também >>> Chás, infusões e acessórios

Uma alerta

De acordo com o nutricionista Rodrigo Zanetti, apesar de não acontecer em todas as pessoas, o hibisco pode causar tonturas, fraqueza ou sonolência por causar uma ligeira redução da pressão arterial.

Assim, pessoas que têm pressão baixa não devem consumir o hibisco em grandes quantidades, nem sem recomendação médica.

Como fazer o chá de hibisco

O nutri também ensina a fazer o chá:

– Adicionar 2 colheres de sopa cheias de flores hibisco seco ou 2 sachês ou 1 colher de chá do pó em 1 litro de água em início de fervura.

Desligar o fogo e abafar o recipiente por dez minutos, coar e, por fim, beber.

Para ajudar no processo de emagrecimento, deve-se tomar 3 a 4 xícaras de chá de hibisco diariamente, meia hora antes das principais refeições.

Alternativa

Conforme o nutricionista, existem ainda as cápsulas que contêm hibisco em pó. São vendidas para quem está tentando emagrecer e seu uso deve ser feito de acordo com as indicações da caixa e variam de acordo com a marca. Mas, sempre é importante buscar orientação profissional.